top of page

Passeio

Parque Estadual da Cantareira

Parque estadual da Cantareira 01.jpg

Mission

Cantareira foi o nome dado à Serra pelos tropeiros, que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos Séculos XVI e XVII. Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros, e as prateleiras onde eram guardados chamavam-se Cantareira.

É uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo. No Núcleo Pedra Grande (há também os núcleos Águas Claras, Engordador e Cabuçu) há quatro trilhas com níveis diferentes de dificuldade para você aproveitar um dos últimos locais preservados da Mata Atlântica na cidade.

Vision

A trilha  mais  procurada  pelas  escolas  Engordador

 

O Núcleo Engordador foi implantado com recursos financeiros advindos da compensação ambiental de Furnas Centrais Elétricas com projeto e acompanhamento técnico do Instituto Florestal, por ocasião das obras de instalação da Linha de Transmissão de Energia Elétrica São Roque-Guarulhos, que corta o Parque Estadual da Cantareira. Seus principais atrativos estão na Casa da Bomba, na represa, nas cachoeiras e no Recanto das Águas. A Casa da Bomba, de grande valor histórico-cultural, é tombada pelo CONDEPHAAT

Parque Estadual da Cantareira 02.jpg
Parque estadual da Cantareira 03.jpg
bottom of page